6 de maio de 2007

Dia da Mãe

Hoje é o Dia da Mãe em Portugal.

Aujourd'hui c'est la fête des mères au Portugal.

Belo dia esteve hoje. SOL, muito SOL!!
Belle journée!
Du soleil!

Finalmente um belo dia de Primavera.
Céu azul! Muita luz!! Muito sol!!!
Pena o vento forte e frio junto ao mar.

Un beau jour de printemps, finalement le soleil, le ciel bleu et un petit peu de chaleur malgré le vent, ce vent qui vient du nord, un vent fort et froid!
(foto Meggy)
Fomos até à Nazaré beber café (passeio dos tristes! Bah, oui! Mas não tão tristes assim porque ainda têm dinheiro para a gasolina... que não está propriamente ao preço da chuva... eheh... enquanto não se paga... a chuva!).

Hoje saía ao mar uma procissão (não me lembro do nome da santa... será em honra de Nossa Senhora da Nazaré?! e daí talvez não)... não me lembrava desta procissão senão não tinha ido, mas como fui cedinho não apanhei muita confusão.

Foi muito interessante ver sair do porto os barcos enfeitados, alguns levando andores de santos... outros apenas acompanhavam e levavam familiares de todas as idades. Uma festa! Sobretudo para quem ia! Uma religiosidade latente, fruto de tanto sofrimento passado, mais que presente. Fruto de um tempo em que o mar era o inimigo mortal, que ceifava vidas e marcava para sempre os que a elas estavam ligados: mães, esposas, filhos... A terra ainda se veste de luto, mas não tanto com noutras épocas, em que o areal, sobretudo ao fim do dia, se enchia de gritos e lágrimas e sombras negras!!
Realmente um outro Universo - a Nazaré.

Sem comentários: