2 de abril de 2008

10ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente

De 29 de Março a 4 de Abril


TRAVESSIA DE PORTUGAL EM BALÃO DE AR QUENTE

PORTUGAL HOT AIR
Balloon transcrossing


Organização: Clube Português de Balonismo

"A Travessia é um evento único no mundo devido ao facto de percorrer um País, de Norte a sul. Na sua 10ª edição, esta competição reune os melhores pilotos de balão de ar quente do mundo numa mistura de nacionalidades e pessoas, oferecendo um grande evento com momentos inesquecíveis... no ar e em terra..." (in folheto distribuído)


Estava prevista a chegada dos balões no domingo, em frente do mosteiro, mas devido ao mau tempo da noite e da manhã não puderam realizar a etapa. Foi pena, pois teria sido um domingo com muita gente a apreciar os balões que parecem pequenos no ar, no entanto, em terra e junto do mosteiro, até faziam parecer ser pequena aquele majestosa obra arquitectónica.

Assim, ontem à noite cumpriu-se a interacção entre a comunidade local e os balonistas.

Estava frio, como é hábito aqui à noite, mesmo de Verão. Mas as chamas de aquecimento do ar e de enchimento do balão explodiam numa onda de calor que envolvia os presentes de forma terna e acolhedora, depois de passado o impacto da longa chama e do barulho, estrondoso.

Uma luz invulgar, quase irreal, enchia a praça a cada abertura do gás...

Fizeram-se filas para subir no balão, ainda que fossem apenas uns míseros 20 ou 30 metros. Mas cerca das 23h acabou-se repentinamente a subida, no último "moicano", alvo de toda a cobiça voluntariosa de conhecer tão inusitado e estranho objecto, nestas paragens.

Decorria a actuação de uma tuna estundantil não sei de onde, e com a "despedida" dos balões as pessoas foram abandonando a, de repente, fria praça. restavam apenas alguns resistentes aquando da actuação da 2ª tuna.

Acho que neste ambiente feérico não se enquadravam as tunas... não sei porque as convidaram... (eram baratas?!!!)

E depois,....
Bem, depois é o que segue na postagem anterior. Tenho pena de não ter visto os mais bonitos e coloridos. Só no site mesmo.

O começar de um dia supostamente vulgar, todavia com um toque matinal extraordinário.


Sem comentários: